terça-feira, 28 de outubro de 2014

Rissóis de Atum sem Gluten e sem Lactose


Hoje, trago uma receita adaptada a celíacos.
Já coloquei muitas receitas, umas mais fáceis que outras; outras mais saborosas e outras até mais rápidas, mas... Esta, em especial deixa um sabor a resultado alcançado, a vitória. Desejo realizado.
Eu adoro comer e sinceramente nunca me imaginei a viver sem farinha de trigo e seus derivados. sou boa de boca, fazer o quê?! A lactose, essa não me faz grande falta pois sou pouco adepta de leite e seus amigos, tanto que pensar em fazer o que quer que seja assim saboroso sem gluten me deixou algo reticente.
Em breves palavras, estes rissóis surgiram, a pedido de um menino autista que sofre de doença celíaca. É um puto fantástico, daqueles que pela esperteza que tem e pela simpatia que irradia dá vontade de encher de beijos. O Rodrigo, não é só um colega da escola do martim, é um dos seus amigos que pretende proteger sempre (como se o rodrigo precisasse!!!), e que se torna especial quando me vê entrar e me diz: "Carina, aqui não há papa sem gluten, só iogurtes sem lactose. Fazes-me Rissóis?" :)
Ele sabe, a inteligência que lhe é característica, facilita a vida dos pais quando não age sem pensar e questiona sempre se pode comer "isto" e "aquilo".
Gostava que vissem este puto a comer rissóis.. ele não gosta, ele ama! Devora-os!
Sinceramente, espero que ele os aprove.

E agora, a receita! :)

Ingredientes:

Massa:

- 1 chávena de farinha de milho
- 1 chávena de água
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Casca de limão ( 2 tiras)
- sal e pimenta q.b

Recheio:

- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de milho
- 100 ml de água
- 4 colheres de sopa de sumo de limão
- 2 colheres de chá de molho de Salsa (Utilizei do Lidl. daqueles molhos chineses sem gluten)
- 2 latas de atum

Para empanar:

- 2 ovos batidos
- Sémola de milho

Comece por fazer a massa. Derreta a manteiga e junte a água e as cascas de limão e deixe ferver. Tempere com sal e pimenta.
Quando levantar fervura, retire as cascas de limão e junte a farinha de uma só vez. Mexa com a colher de pau, até que faça uma bola que não se cole ao fundo. Reserve.

Para o recheio, comece por derreter a manteiga com a farinha. Deixe cozer e junte a água. Quando obter uma massa homogénea retire do lume e reserve.

Fora do lume, junte o sumo de limão com o molho de salsa e o atum e depois junte ao preparado anterior.

Trabalhe ligeiramente a massa e, com a ajuda do rolo estenda-a e deixe-a com uma espessura fina (cerca de 5mm).

Coloque montinhos do recheio em cima da massa, dobre, pressione bem para que a massa fique bem colada e corte os rissóis com a ajuda de um copo. Passe-os por ovo batido e a seguir por sémola de milho e leve-os a fritar em óleo bem quente até ficarem douradinhos. Retire-os, escorra-os e sirva-os quentes ou frios.




2 comentários:

  1. Esta "receita" deixou-me de lágrima no olho!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, lamento informar que testei a receita da massa, e é imensamente difícil de trabalhar, esticar e moldar…
    Apreciei o recheio, que adaptei, por não fazer a mínima ideia do que seja o molho de salsa.. e nem sequer há Lidl ou outra superfície semelhante na área onde vivo.

    ResponderEliminar